segunda-feira, 6 de abril de 2009

VIDA ESCOLAR

O MUNDO ASSISTE CHOCADO A INÚMERAS CENAS DE VIOLÊNCIA OCORRIDAS EM ESCOLAS ESPALHADAS PELOS QUATRO CANTOS DO PLANETA. PERGUNTA MAIS FREQUENTE ENTRE DOCENTES, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL, INCLUINDO OS ALUNOS, GRANDES INTERESSADOS E PREJUDICADOS: DE ONDE SURGE TAMANHA VIOLÊNCIA E O POR QUE DELA?

PARA ALGUNS É FRUTO DE TODA UMA PRODUÇÃO CONTEXTUAL NA QUAL A VIOLÊNCIA É FREQUENTE, OU SEJA, FAMÍLIAS QUE CRIAM SEUS FILHOS EM AMBIENTES VIOLENTOS, VIOLÊNCIA DAS RUAS, USO DE DROGAS CADA VEZ MAIS FREQUENTE E INICIANDO-SE CADA VEZ MAIS CEDO POR PARTE DE CRIANÇAS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS.

TOMANDO COMO BASE ESTES DADOS, PODE-SE OBTER UM CENÁRIO DESFAVORÁVEL PARA UM BOM PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE ESTA SE DÁ DE FORMA CONTÍNUA, EM VARIADOS PASSOS DEVIDO AO INACABAMENTO DO SER HUMANO E DE SUA SEMPRE NECESSIDADE DE RECICLAGEM. ASSIM, APRENDER, REVER CONCEITOS É OU PELO MENOS DEVERIA SER UM FATO NORMAL PARA NÓS HUMANOS E ESTARÍAMOS SEMPRE EM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

ENTRETANTO, COMO APRENDER NESTE CENÁRIO DE VIOLÊNCIA, DE ESTRESSE QUE AFLIGE A ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE EM GERAL? E AINDA, APRENDER O QUE, UMA VEZ QUE AS PESSOAS QUE NOS TRANSMITEM O CONHECIMENTO MUITAS VEZES NÃO TEM O MENOR PREPARO PARA TANTO.

ASSIM, FICA EVIDENTE A CRISE DE ABSURDOS QUE NOS CERCAM NA RELAÇÃO ALUNO, PROFESSOR, OU EDUCANDO E EDUCADOR, COMO QUEIRAM. O FATO QUE TALVEZ DEVA SER REVISTO POR TODA A SOCIEDADE SEJA AQUILO QUE CONSIDERAMOS COMO SENDO INDISCIPLINA.

O QUE CARACTERIZA INDISCIPLINA????????
não falar palavrões?
não conversar durante as aulas?
não questionar os professores?

DEVEMOS PENSAR SOBRE ISTO E DAÍ TALVEZ POSSAMOS ENCONTRAR UM CAMINHO, UMA LUZ QUE POSSA NOS GUIAR PARA UMA DIREÇÃO DE MAIS DIÁLOGO E SOLUÇÕES.

BOA SEMANA PARA TODOS NÓS.

Um comentário:

  1. A in-disciplina é talvez, resultante da des-estruturação das sociedades e dos seus grupos primários. O reflexo de uma família que não cumpre o seu papel fundamental de estruturar com valores (como o amor) a pessoa e despeja na escola a obrigação dessa tarefa.
    Como espaço público que é a escola não pode substituir a família. Os seus eixos são contrários: o primeiro é público e o outro privado- e o amor para o ser também tem de ser dado em privado.Palavra de pai e de professor.
    (acho eu!)

    Obrigado pela sua visita ao meu blogue:deliriospoeticos

    ResponderExcluir